quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Porgy and Bess

Essa é pra você que acha que não gosta de musicais.

Em 1935 estreou nos EUA Porgy and Bess. A ópera folk conta a história do negro aleijado Porgy e suas tentativas de tentar livrar a amada Bess das garras de seu amante malvado, tudo dentro do contexto das plantações de algodão no sul do país. Vanguardista, a primeira montagem deu destaque para os negros, não somente no elenco mas também nos bastidores. Pra se ter uma idéia, a diretora do coro foi a musicista negra Eva Jessye. Claro que a coisa não foi muito bem aceita. 

Foi na década de 1970 que o musical finalmente virou cult, mas muito antes disso suas canções transcenderam a relação com a peça e ganharam versões de boa parte dos ícones do jazz. Sim, eu falei jazz. Tem que abrir a cabeça, pessoal. Musical não é só essa coisa fofa e florida que vocês pensam não. Duvida? E se eu disser que as músicas de Porgy and Bess são de autoria do grande George Gershwin? Melhora? 

Surpreenda-se com o enorme número de canções que você já conhece mas não sabia que vinham desse musical, e veja quanta gente diferente já reverenciou essa obra prima!

Summertime - Janis Joplin

I loves you Porgy - Nina Simone

I got plenty o' nottin' - Ella & Louis

Bess you is my woman now - Marisa Monte e Nouvelle Cuisine

It ain't necessarily so - Aretha Franklin

Agora fala de novo que você não gosta de musical, fala...



Curta 10 pérolas no Facebook e receba atualizações, dicas culturais e muito mais.




Nenhum comentário:

Postar um comentário