segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

George Harrison, seu tratante!

Hoje o ex-Beatle completaria 70 anos. Hare krishna, George! Amanhã, entretanto, será o aniversário de 32 anos de uma data que ele não gostaria de recordar. 

Em 1963, o grupo norte-americano The Chiffons gravou a canção He's So Fine, do compositor Ronnie Mack. Os direitos da canção pertenciam à Bright Tunes Editora. Você deve estar se perguntando quem são essas pessoas, que diabo de música é essa e por que cargas d'água estou mencionando esse pessoal todo. É que esse pessoal todo ganhou fama quando obteve êxito um certo processo movido contra George Harrison. Em 26 de fevereiro de 1981, após uma série de batalha judiciais, George finalmente abriu a carteira e indenizou a Bright Tunes pelo plágio inconsciente que resultou na maravilhosa My Sweet Lord.

A canção veio pra dizer que o rock não iria morrer, como profetizaram os mais pessimistas depois das mortes de Janis Joplin, Hendrix, Jim Morrison e do rompimento dos Beatles. O mundo precisava de My Sweet Lord, conforme comprovou seu sucesso imediato e mundial. Mas com o sucesso veio a dúvida: inicialmente foram os amigos de George. Depois os rumores caíram na mídia, e daí para os tribunais foi um pulo. O hit maior do ex-Beatle, comentava-se, era plágio. 

Depois de exaustivas audições, as tentativas de defesa falharam e em 7 de setembro de 1976 George foi condenado pelo plágio não intencional da canção de Ronnie Mack. George admitia a semelhança, embora sempre tenha dito que não houve intenção de cópia. A batalha só foi terminar em 1981, quando George finalmente desembolsou os 587 mil dólares que fizeram a alegria da Bright Tunes. O detalhe sórdido é que a grana foi parar direto nas mãos de Allen Klein. Allen havia sido empresário dos garotos de Liverpool, mas tornara-se figura queimadíssima no showbizz após alguma maracutaias, tendo inclusive passado férias na cadeia por sonegação. Era, provavelmente, o último homem a quem os Beatles gostariam de destinar os 587 mil, mas por capricho do destino, comprara a Bright Tunes pouco antes de o George receber o golpe de misericórdia.    

Agora é hora do nosso exercício de audição. He's So Fine ta aí, e você vai perceber a semelhança nos primeiros segundos. E na sequência, vamos ao que viemos e dá-lhe George Harrison em versão ao vivo desse clássico inspirador que todos amamos. O que é que a gente pode dizer de um cara desses? Hoje é seu aniversário, George, e ninguém se importa com o que tem de parecido com uma música tão bonita dessas. Hare krishna







Curta 10 pérolas no Facebook e receba atualizações, dicas culturais e muito mais.

Um comentário:

  1. E hoje faz 37 anos que o julgamento do plágio terminou... Ele deve ter parado de comemorar o aniversário, haha!

    ResponderExcluir