terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

O passado negro da Roberta Sá

Quando eu falei pra minha amiga Caroline Riley que eu tinha vontade de me inscrever no The Voice Brasil ela torceu o nariz e falou: "hum... eu imagino você uma coisa mais Roberta Sá". Eu comecei a rir e logo a Carol entendeu, porque eu contei pra ela que a Roberta tinha começado no Fama.

Foi em 2002, na segunda edição que ela apareceu, destoando radicalmente dos outros participantes e do formato pirofágico global. Eu me lembro que na página dela, dentro da página oficial do Fama, Roberta escreveu que seu ídolo era Chico Buarque. Os ídolos de quase todos os outros participantes eram seus respectivos progenitores. Cafona, né?

Bom, é claro que a moça não se deu muito bem. Na segunda edição, a Globo tirou dos jurados o poder de filtrar os candidatos, passando as escolhas a serem integralmente do público. O resultado é que o vencedor foi o Marcus Vinícius. Não é que ele fosse ruim, mas sabe-se que ele ganhou por um apelo emocional da emissora, que promoveu, durante as filmagens, o reencontro de Marcus com seu pai, que desaparecera quando ele tinha 14 anos. 

Fui reencontrar a Roberta no final de 2003, quando reconheci de imediato a voz que cantava A Vizinha do Lado, clássico de Dorival Caymmi que integrou a trilha da novela Celebridade [R.I.P. Laura Prudente da Costa]. A moça, que não precisava mais dar provas de seu talento, começava a mostrar a primorosa escolha de repertório que marcaria sua carreira. 

Mas ainda faltava chão pra ela estourar. Em 2004, foi contratada pra gravar um disco que seria brinde de uma empresa e não foi lançado comercialmente. Sambas e Bossas tem arranjos simples e delicados. É um disco bem gostoso, mas talvez um pouco repetitivo. E então chegamos em 2005! A Roberta deve ter penado um tanto pra se livrar do estigma de ter saído de um programa de calouros (né, Carol?). Mas parece que deu certo, porque Braseiro, seu disco de estreia, teve participação de MPB-4 e Ney Matogrosso. A moça sabe fazer amigos bacanas! Hoje é casada com o Pedro Luis (sim, o da Parede), recebeu Chico Buarque na gravação de seu DVD (realizando meu sonho e o dela) e vive cercada de gente do calibre de Hamilton de Hollanda - tido por muitos como o maior bandolinista vivo - e o Trio Madeira Brasil, com quem lançou o maravilhoso álbum Quando o Canto É Reza.

Infelizmente eu não achei quase nada da época do Fama. Vamos ficar com a interpretação ligeiramente cafona de Só Tinha de Ser com Você, do mestre Jobim. Depois a gente pede pra ela explicar a roupa e as reboladas.





Curta 10 pérolas no Facebook e receba atualizações, dicas culturais e muito mais.

4 comentários:

  1. Legal Leticia! Sabe, lutei por um sonho durante muito tempo, tive a oportunidade de trabalhar com o que me divertia. Hoje em dia tenho que ser sincero que invejo meus amigos músicos e serei sempre um sem talento triste, por nao poder ser dependente das notas. Gostaria de ter inveja de vc, se tiver vontade, vai fundo.
    Bjs
    Caysa

    ResponderExcluir
  2. Roberta Sá é maravilhosa desde o Fama. E incrivelmente ela não foi a vencedora mas fez e faz mto sucesso.

    ResponderExcluir
  3. Roberta Sá é maravilhosa desde o Fama. E incrivelmente ela não foi a vencedora mas fez e faz mto sucesso.

    ResponderExcluir
  4. Excelente cantora! Linda voz e músicas que refletem a alma brasileira.Adoro seu trabalho com Roque Ferreira e trio Madeira Brasil.

    ResponderExcluir