terça-feira, 13 de novembro de 2012

Barbatuques, Julien Neel & Nick McKaig e o instrumento corpo

A capella é uma expressão de origem italiana que designa a música executada tão somente pela voz, sem o acompanhamento de instrumentos. A coisa começou com o canto gregoriano lá no século VI. Mas hoje a gente não quer falar de história. A gente quer falar sobre as brincadeiras de um pessoal que vive de explorar o instrumento corpo e todos os infinitos sons que ele pode produzir. 

A gente vai começar com os Barbatuques e a música Bainá. Como sugere o nome, o grupo vai muito além do canto a capella, descobrindo os diferentes timbres desse instrumento de percussão chamado corpo, que eu tenho e você também. Já estive em show deles e é uma delícia. Além de ser um deslumbramento auditivo, faz a gente descobrir nosso próprio instrumento, porque eles são generosos e botam a platéia pra tocar com eles!

Segundamente, uma versão a capella mesmo, só com vocais, do francês Julien Neel com o norte-americano Nick McKaig. Coisa de louco o que esses meninos fizeram! Simplesmente um pout-pourri de todas as musiquinhas do Mario Bross. Espere até eles te levarem para as fases do mundo das águas! 

E bora cantar!





Curta 10 pérolas no Facebook e receba atualizações, dicas culturais e muito mais.

2 comentários:

  1. Olá Letícia... Aqui é Maurício novamente... Fazendo uma analogia com uma expressão do mercado financeiro... No canto a capella, é onde a criança chora e a mãe não vê!!! Sou fã mesmo desse tipo de interpretação e adorei muito seu post... Apenas pra enriquecer seu post, seguem abaixo 3 músicas que eu adoooro, do fantástico Marvin Gaye, e que são cantadas nesse estilo... Espero que goste...

    What´s Going On

    http://www.youtube.com/watch?v=Cwe34WzSuqk

    I Heard It Through The Grapevine

    http://www.youtube.com/watch?v=87FjkqtK67o

    Let´s Get It On

    http://www.youtube.com/watch?v=R7EeRDNxiBo

    Um grande beijo!!!

    Maurício Bellinelo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Putz, esse vozeirão melódico do Marvin é sacanagem, hein? Pra mim ele tá na lista das melhores vozes de todos os tempos! Valeu pelas versões, Maurício, não conhecia!

      Um beijo!

      Excluir