terça-feira, 6 de novembro de 2012

La Cumparsita - Gerardo Matos

Perdoem-me os hermanos, mas verdade seja dita: é uruguaio o tango mais famoso do mundo. 

Apenas 17 anos tinha o rapazote Gerardo Matos quando o compôs, em 1917. O pessoal do café La Giralda, em Montevidéu, até que gostou e La Cumparsita fez algum sucesso no Uruguai. Mal sabia Gerardo o que estava acontecendo com seu tango mundo afora.

O sucesso em Buenos Aires foi enorme, mas o verdadeiro estouro deu-se em Paris. Gerardo, que ainda aos 17 vendeu seus direitos autorais  por 20 pesos, conta-se!  foi à Cidade Luz para descobrir que seu tango era tocado em cada esquina, porém com letra diferente da que ele compusera em 1917. 

Depois de três batalhas judiciais, finalmente em 1948 um acordo entre todos os compositores e letristas que deram algum pitaco em La Cumparsita pôs um ponto final nas brigas, decidindo quem receberia os royalties para cada tipo de execução do clássico.

Ainda hoje, no entanto, há controvérsias sobre a autoria deste tango uruguaio. Se alguns creditam-no integralmente a Gerardo, outros afirmam que um pianista tão inexperiente não poderia tê-lo composto sozinho, e que Roberto Firpo  supostamente o primeiro a executá-la  teria tido grande participação na harmonia.

Historinhas à parte, fato é que La Cumparsita garantiu seu lugar de honra nas controversas listas das músicas mais executadas de todos os tempos, competindo com gigantes como Yesterday e Garota de Ipanema. Aqui iremos saboreá-la no Teatro Colón, em Buenos Aires, executada pelo grupo Cafe de los Maestros com a orquestra Juán D'Arienzo.  





Curta 10 pérolas no Facebook e receba atualizações, dicas culturais e muito mais.     

Nenhum comentário:

Postar um comentário