terça-feira, 13 de março de 2012

Pateta em curta da Disney, 1950

Chegou a hora, pessoal. Vou sair do armário: EU NÃO SEI ANDAR DE BICICLETA. Pronto, falei! Quem quiser gostar de mim eu sou assim.

Agora vou mais longe. Vou quebrar um paradigma, você tá sentado? Eu já soube andar de bicicleta, TCHÃN! Esse "tchãn" foi meio Hitchcock, vocês sentiram? Tá todo mundo bem aí?

Assim mesmo eu tenho profunda simpatia pelo ciclista, aquele cara de perna sarada e fôlego de anfíbio que diariamente arrisca sua vida no trânsito desvairado e violento da minha cidade.

Esse clássico curta da Disney é de 1950 e continua lamentavelmente atual. Podia ser uma sátira de como as coisas eram, que bom seria! Mas você vai observar nele precisamente, exatamente as mesmas barbaridades a que assiste todos os dias quando sai pra trabalhar. Não é uma tristeza que a gente se depare hoje com os mesmíssimos problemas de 62 anos atrás? E que eles continuem sem ser solucionados, embora a solução não seja nenhum mistério? E que a Mônica Waldvogel, jornalista supostamente esclarecida, faça chacota dos meus ídolos ciclistas na televisão? E que tanta gente acredite na falácia marqueteira de que "brasileiro é apaixonado por carro"? Ah, tem dó!

O argumento do Pateta é o melhor: "Of course I own the road! My taxes pay for them!".



Curta 10 pérolas no Facebook e receba atualizações, dicas culturais e muito mais.

Um comentário: