domingo, 12 de fevereiro de 2012

Tamandaré, música inédita de Chico Buarque

Óbvio que vai ter surra de Chico Buarque no meu blog. Sou meio metida quando o assunto é Ele. Fico puta da vida quando acontecem os raríssimos shows e todas as peruas de São Paulo começam a gritar CHIIIICOOOO!!!!! TE AMOOOOOO!!!!! EU tenho a discografia completa. EU tenho biografia. EU tenho gravações que nunca conheci ninguém que tivesse. Então, queridinha, pense bem antes de dizer na minha frente que você ama o cara.

Pronto, passou a raiva.

Agora olha só que gênia essa música! Ela foi composta em 1965 para o primeiríssimo show do Chico. Irreverente, o eu-lírico conversa com o almirante Joaquim Marques Lisboa, marquês de Tamandaré, que estampava as notas de hum cruzeiro.

dinheiro antigo

Acontece que a marinha não achou graça e vetou a brincadeira, tendo sido esta a primeira gentileza da censura para com o Chico. O produtor do show, então, pediu que Ele compusesse outro samba pra substituir Tamandaré, mas como o homem estava meio sem inspiração e só teve 5 dias, só deu pra fazer Noite dos Mascarados...

O Chico mesmo nunca gravou Tamandaré. Aliás, em anos de busca eu só encontrei essa gravação do Quarteto em Cy. Eu particularmente acho-as meio xarope, mas o que é que eu posso fazer?

PS - sonho de consumo essa camisa do Politheama.




Curta 10 pérolas no Facebook e receba atualizações, dicas culturais e muito mais.

3 comentários:

  1. meu nome veio do quarteto em Cy. Imagina só que eu poderia chamar Cinara, Cilene ou não sei mais que Ci qualquer coisa....meda! hahaha. To adorando neguinha!

    ResponderExcluir
  2. Cinara é phoda, hein? Manja aquele licor de alcachofra, o Cynar? imagina como não iam te zoar...

    Eu queria muito me chamar Letícia Leão. Puta nome artístico, eu ia do chuveiro pros palcos certeza! Minha mãe que não quis. Mas não posso reclamar: se fosse menino eu me chamaria Cássio, que acho nome de gente fraca. Ou Pérsio, que é um nome incrível pra um gato.

    ResponderExcluir
  3. Achei esta gravação aí mas não sei de quem é se souber me diga.
    http://youtu.be/c7vGa-pcf5o

    ResponderExcluir